A Ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu, ou Parque Itaipu, será um sistema cicloviário que irá integrar a Rota Cicloviária Translagunar de Niterói
O Parque Itaipu engloba:
Sistema cicloviário bidirecional que irá possuir, aproximadamente, 4,5 km de extensão. O trajeto irá circundar a Lagoa de Itaipu, iniciando no bairro de Camboinhas e finalizando próximo ao Córrego dos Colibris;
1000 m2 de Espaço Público para descanso, contemplação da natureza e lazer;
Revitalização da Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA. A área revitalizada possuirá 2000 m2.
– Melhorar a mobilidade urbana de pedestres e ciclistas ao redor da Lagoa de Itaipu;
– Possibilitar o acesso da população a uma área de significativo valor natural e paisagístico em Niterói, contribuindo para o processo de apropriação positiva e preservação deste espaço natural, por meio de atividades de transporte, lazer e turismo compatíveis;
– Delimitar a Faixa Marginal de Proteção da Lagoa de Itaipu. Assim, o limite físico proporcionado pela Ciclovia irá auxiliar ao Poder Público nas atividades de fiscalização de ocupações irregulares.
A Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA está localizada na Rua Osman Corrêa da Silva, próximo ao número 399, no bairro Maravista, Município de Niterói. Entres os TRECHOS 06 e 07 do traçado da Ciclovia Parque Itaipu. A estruturação desse local foi uma iniciativa da própria população em conter o avanço da construção particular e irregular na FMP (Faixa Marginal de Proteção) da Lagoa de Itaipu. No entanto, atualmente, o local encontra-se em estado precário de conservação e manutenção. De modo a prover para os moradores do bairro Maravista todos os benefícios possíveis dessa iniciativa popular tão significativa em proteção socioambiental, é necessária a revitalização da Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA.
Fornecimento de um espaço adequado, seguro, salubre e lúdico para a prática de atividades físicas e de lazer para adultos;
Fornecimento de um espaço adequado, seguro, salubre e lúdico para recreação infantil;
Fornecimento, sobretudo, de um espaço que possibilite a apropriação da comunidade pelo local, proporcionando, por exemplo, o desenvolvimento de projetos sociais futuros, tais como: ao uso pedagógico da horta comunitária e estruturação de feiras orgânicas. Nesse contexto, os moradores do bairro serão os principais responsáveis pela organização, manutenção e conservação Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA, após a sua revitalização.
A área possui um espaço de, aproximadamente, 2000 m2.
A Ciclovia Parque Itaipu irá possibilitar a melhoria das interações humanas e da convivência urbana e a criação de espaços públicos para descanso e contemplação. Logo, o intuito é que a Ciclovia Parque Itaipu proporcione muito mais do que apenas facilitar o deslocamento e a circulação de pessoas na Região Oceânica de Niterói, pois também irá oferecer locais para encontros e reuniões, e favorecer a convivência entre pessoas, propiciando também momentos de lazer e descanso.
A localização desses espaços públicos, bem como os seus usos, ainda serão definidos por meio de reuniões setoriais com a população, ao longo do desenvolvimento do projeto. O conceito paisagístico dos equipamentos públicos deve ser integrado com a natureza ao redor.
O planejamento da Ciclovia-Parque da Lagoa de Itaipu subdivide-se em 4 etapas:
Levantamento Topográfico e Planialtimétrico
Investigações geotécnicas
Levantamento florestal
Levantamento de fauna
Estudos hidrológicos e hidráulicos
Levantamento topo batimétrico
Plano de Compensação e Manejo Ambiental
Plano de Contingência
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Plano de Manutenção e Operação da Ciclovia-Parque
Obs: o Termo de Referência possui a descrição detalhada de todos os projetos que serão elaborados
2ª Reunião Comunitária – Trecho 11
Data do evento: 28/01/2023
Local: Espaço LRM, bairro Boa Vista
Horário: 9h
Número de participantes: 57
A partir das demandas da Runião Comunitária do trecho 11 realizada em 28 de janeiro de 2023, foi modificado o traçado da Ciclovia-Parque da Lagoa de Itaipu no bairro Boa Vista.