Requalificação Urbana e Ambiental da Comunidade Ciclovia / Barreira

A Favela da ciclovia é a maior e mais populosa entre as comunidades informais da orla da Lagoa de Piratininga, foi ocupada na década de 80 e possui 12ha e cerca de 1240 imóveis e 3200 moradores. O território é cruzado por dois rios, Arrozal e Jacaré, que tem as margens e parte do leito ocupados por edificações. Dentre os problemas da comunidade estão a rede insuficiente ou ausente de esgotamento sanitário, que se confunde com a rede de drenagem existente em muitos pontos e os alagamentos, em ruas e casas, provocados por essa mistura de funções. O acúmulo de lixo junto à Orla da Lagoa, por dificuldades de acesso da coleta de resíduos sólidos na Comunidade, a poluição dos rios e da própria Lagoa são outros pontos críticos, que acarretam vetores de doenças contagiosas na Comunidade.

A Requalificação urbana e ambiental vai ampliar a permeabilidade do tecido urbano, para implantação dos serviços de infraestrutura, ações sociais e ambientais da Prefeitura. Os objetivos do projeto são recuperar e implantar redes de drenagem e esgotamento sanitário exclusivas e eficientes, de forma a impedir o descarte do esgoto diretamente nos rios e Lagoa, regularizar o abastecimento de água e a coleta de resíduos sólidos na Comunidade e a revitalização do ambiente urbano com a implantação de paisagismo e pequenas áreas de lazer em terrenos residuais.

O projeto de saneamento ambiental da comunidade da Ciclovia, encontra-se em execução pela empresa contratada, com aproximadamente 60% do contrato medido e em fase de elaboração dos projetos executivos de infraestrutura e básico de urbanização para o Comunidade.

 

Etapas da Requalificação Urbana e Ambiental da Comunidade da Ciclovia/Barreira

08 OUT 2019
10 DEZ 2019
11 DEZ 2019
01 FEV 2020
10 FEV 2020
15 ABR 2020 até 14 JUL 2020
AGO 2020

Foram desenvolvidos os projetos básicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, urbanização e paisagismo. Cabe informar que o projeto básico de urbanização ainda está em fase de conclusão, em função da necessidade de identificação de todas as demolições totais e parciais propostas pelo projeto. Os demais projetos estão sendo detalhados para a etapa de projeto executivo.

A Comunidade apresenta uma situação crítica no sistema de esgotamento sanitário, conforme descrito inicialmente, então o projeto desenvolvido inclui a implantação de um novo tronco coletor profundo, para eliminar três estações elevatórias que estão constantemente em manutenção. Esta solução foi alinhada com a Concessionária de serviços de água e esgoto do município, porque será a primeira com esta tecnologia na cidade.

Mobilização Social, Educação Ambiental e Sanitária

Desenvolvida pela Empresa GTA juntamente com a Equipe do PRO Sustentável, foram observados questionamentos por parte da Comunidade quanto aos projetos, etapas das obras que circundam a Lagoa de Piratininga. Além da divulgação das informações sobre o projeto de saneamento, de regularização fundiária e sobre o POP, foram concentrados esforços naa ações de educação ambiental e sanitária.

O trabalho buscou estimular o debate, principalmente, no que se refere à questão do lançamento irregular dos resíduos sólidos e uso inadequado do sistema de esgotamento sanitário, que são problemas cotidianos da Comunidade.

Além disso, foram desenvolvidas ações para consolidar a gestão integrada de resíduos privilegiando a coleta seletiva com Campanhas Educativas on line e em ações presenciais. Ressalte-se que o recrudescimento da Pandemia de COVID 19, principalmente a partir do mês de março, dificultou muito a atuação junto à Comunidade. Passou-se a trabalhar, quase que integralmente, de forma on line, criando-se o Grupo de ZAP de Moradores/ Equipes GTA e PRO Sustentável.

Aviso emitido aos moradores alertando para os protocolos sanitários preventivos contra a COVID

Destaca-se, ainda, que as atividades de Mobilização Social permeiam a discussão e aprovação do Projeto de Saneamento Ambiental, com visitas a sanar dúvidas sobre as intervenções propostas com os técnicos da equipe da Sanetech e GTA.

Atividades para  gestão integrada de resíduos sólidos domésticos  

A partir de entendimentos entre a Coordenação do PRO Sustentável e a Companhia de Limpeza de Niterói – CLIN, esta Comunidade foi incluída no Programa “CLIN Comunidade Sustentável”. Assim, foram realizadas visitas conjuntas para a apresentação do território e das lideranças da Comunidade e para que a equipe da CLIN pudesse entender como está organizado o descarte de resíduos na Comunidade. Os técnicos da CLIN avaliaram locais para instalação dos equipamentos, principalmente os de moloks, que são contendedores parcialmente enterrados, utilizados para a coleta seletiva de resíduos.

Buscando estimular os moradores para a limpeza da Comunidade e seu entorno, foi criado o Zap do Lixo.  A proposta desta atividade é que seja uma campanha permanente ao longo do período de elaboração do projeto de saneamento, com o objetivo de incentivar os próprios moradores a monitorar e fiscalizar os principais problemas e também propor alternativas de resolução para o Poder Público. Para se ter ideia do alcance da atividade, somente no mês de janeiro foram registradas 20 denúncias relacionadas aos descartes inadequados de resíduos sólidos, mas também a outras questões como minundação, vazamento de água potável, lançamento de esgoto irregular nos rios e vazamento de esgoto sanitário nas vias. Ao final do período, com 78 registros, foram registradas situações de inundação, vazamento de água potável, lançamento de esgoto irregular nos rios, descarte inadequado de resíduos sólidos e vazamento de esgoto sanitário. Devidamente atendidos, quer seja sanando o problema ou explicando suas causas na má utilização de equipamentos públicos.

Texto postado no Grupo de moradores da Comunidade da Ciclovia/GTA/PRO Sustentável
Manifestação dos moradores no ZAP do LIXO solicitando remoção do lixo

Após os registros iniciais no zap do lixo, todos resolvidos pela Companhia de limpeza de Niterói – CLIN, não foram registrados novos casos de acúmulo de resíduos sólidos e, consequentemente, não havendo outros registros nos grupos monitorados pela equipe do GTA.

Atendimento da CLIN na Campanha Zap do Lixo

Oficina de Resíduos Sólidos para crianças e adolescentes

Buscando intensificar a mudança de comportamento com relação à disposição de resíduos sólidos e preparar os moradores para a coleta seletiva de resíduos foi realizada a oficina denominada “Reciclovia”. O planejamento da atividade envolveu equipe multidisciplinar composta por arte, educadores, assistentes sociais, bióloga, arquitetas e agentes.

A Reciclovia possibilitou a verificação do estado atual dos rios e lagoa, no interior da área ensejou o resgate da memória da comunidade através do articulador territorial, que expos exemplos de como eram os rios e a lagoa anos em tempos remotos.

Divulgação da Oficina para crianças e adolescentes

Atividades de descarte de Resíduos Sólidos – Bota Fora

A parceria institucional entre o PRO Sustentável e a CLIN propiciou a atividade de descarte de materiais volumosos que, usualmente, era descartado junto ou dentro da Lagoa de Piratininga.  A atividade foi dividida entre mobilização e educação ambiental da população, e execução da coleta de lixos volumosos na Comunidade. Os moradores participaram ativamente da atividade e o saldo foi positivo: no primeiro dia de “Bota Fora” foram coletadas cerca de cinco toneladas de lixos volumosos

Foram realizados dois dias de coleta de resíduos volumosos na Comunidade da Ciclovia, com dois pontos de coleta ao longo da via Chico Xavier. Na semana da atividade e, de forma mais intensa na véspera, foram executadas atividades de mobilização dos moradores, com distribuição de panfletos e cartazes nos pontos comerciais. Um fator de destaque foi o reflexo da mobilização nas áreas vizinhas à Comunidade da Ciclovia, com solicitação de retirada de material, que foi realizado sempre que possível. Verificou-se ainda que os rejeitos de alguns moradores se transformam em fonte de renda para catadores da comunidade.

Registros da primeira Campanha Bota-Fora

Devido à grande adesão da população para a coleta de resíduos volumosos, com descarte de objetos em dias e locais programados, a CLIN realizou uma segunda campanha em abril, percorrendo as ruas da Comunidade para coleta de resíduos volumosos, com mobilização nas mídias sociais do projeto.  Este trabalho proporcionou significativa melhoria do ambiente junto às margens da Lagoa de Piratininga e dos rios no interior da área. Todo este trabalho, ocorrendo concomitantemente à obra do Parque Orla Piratininga, resultou em um novo cenário socioambiental na área.

Chamado para nova campanha de descarte de matriais volumosos

Oficina sobre o uso adequado da água, para crianças e adolescentes

A atividade para crianças e adolescentes, objetivando conscientização da necessidade da mudança de comportamento sobre o uso da água, foi realizada no espaço cultural do GEPAR – instituição social privada, instalada na Comunidade – com um número restrito de participantes, em função das condições sanitárias do município. Foram utilizadas dinâmicas sobre o ciclo de produção da água e seu uso na vida cotidiana, que foram gravados em dois vídeos visando à reprodução nas mídias do projeto, como forma de ampliar o público participante sem aglomeração.

 

Campanha de Desratização

As atividades sobre resíduos desenvolvidas na Comunidade, suscitaram demandas para combater a infestação de roedores sobre a necessidade da desratização

Assim, foram distribuídos 2.500 panfletos de divulgação sobre os cuidados necessários para evitar roedores. A mobilização ocorreu em residências e em abordagens nas ruas, além da afixação de cartazes em locais estratégicos da comunidade, onde foi identificada a maior circulação de moradores.

A atividade teve ótima receptividade, os moradores que apontaram um crescimento da ocorrência visual dos roedores na Comunidade com o avanço das obras do Parque Orla Piratininga, especialmente no entorno da Lagoa, na Via Chico Xavier próximo às caçambas de lixo.

A Equipe do PRO Sustentável, em articulação com a Equipe de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, organizou a atuação na redução dos roedores.  A Equipe da Zoonoses, que disponibilizou uma grande equipe, atuou em todas as ruas da comunidade, atendendo, também, terrenos vazios e quintais, onde o morador solicitou o serviço.

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content