Contempla ações de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, pavimentação e recuperação de acessos, bem como ações de Trabalho Técnico Social com atividades de educação ambiental e sanitária, com o objetivo de estimular a participação dos moradores como coprotagonistas do projeto.
COMUNIDADE DO CABRITO
A comunidade do Cabrito está localizada na encosta do divisor de águas da margem direita do Rio Jacaré, sendo limítrofe à estrada Frei Orlando, inserida no Bairro Jacaré.
Em 2017 foi realizado o levantamento das famílias residentes na Comunidade do Cabrito, identificando 124 residências e 13 comércios, com população de 315 moradores que serão diretamente beneficiados pelo Projeto.
Além dos residentes na Comunidade, pode-se afirmar que todos os moradores da Bacia do Rio Jacaré, cerca de 7.500 pessoas, serão também beneficiados, uma vez que a destinação adequada de esgoto e lixo, assim como a redução de carreamento de sedimentos alterará significativamente de forma positiva as condições ecológicas da Bacia que, sendo um sistema ambiental, contribuirá diretamente para a melhoria de vida de todos os seus habitantes.
A comunidade do Cabrito caracteriza-se por ter altas declividades que acarretam escoamentos das águas pluviais, quando em chuvas intensas, com altas velocidades, trazendo transtornos à comunidade, tais como, erosões e alagamentos.
Com isso, foram elaborados os projetos de infraestrutura, de modo a separar o lançamento de esgoto sanitário das redes de drenagem, bem como solucionar os problemas de escoamentos intensos das águas pluviais.
A comunidade possuía sistemas de esgotamento sanitário e de drenagem de águas pluviais precários. Grande parte das moradias lançavam os esgotos nas galerias de águas pluviais ou em valas à céu aberto, prejudiciais a saúde da comunidade.
Implantação de Redes de Esgoto Sanitário com as ligações domiciliares das moradias à rede coletora
Implantação de Galerias de Drenagem e Escadas hidráulicas
Melhoria dos Acessos da Comunidade com recomposição de Rampas e Escadas
Recomposição de pavimento nos acessos e escadarias da Comunidade = 920 m²
A Comunidade Vale Verde está localizada na encosta do divisor de águas da margem esquerda do Rio Jacaré, paralela à Estrada Frei Orlando, inserida no Bairro Jacaré.
Os projetos contemplam soluções de paisagismo, pavimentação, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, coleta de resíduos sólidos e ações de trabalho técnico social para integração das atividades com ações de educação ambiental e sanitária
A comunidade possui uma divisão interna entre Vale Verde e Pé Preto, sendo este último identificado como uma localidade dentro da Comunidade, que concentra edificações de padrão construtivo mais simples, em situação de adensamento maior que nas demais áreas do Vale Verde. A localidade do Pé Preto também possui um acesso específico, apenas de pedestres por meio de uma escada na Estrada Frei Orlando, uma via não carroçável e outro trecho que alterna escadas e percursos de pedestres, com inclinação expressiva e configuração de ocupação bastante diferente das ruas internas do Vale Verde. São acessos mais estreitos e precários, sem pavimentação e com instalações de água e esgoto improvisadas, na superfície do percurso.
Foram identificados ainda alguns aspectos significativos que influenciarão na implantação do sistema de esgotamento sanitário e drenagem pluvial, tais como, declividades acentuadas, lotes contínuos (muitos com áreas livres nas divisas laterais), escadarias danificadas, entre outros.
Quanto à Comunidade do Vale Verde, a ocupação é caracterizada por lotes amplos, com quintal ou jardim frontal e imóveis de um ou dois pavimentos. As ruas e becos de circulação são bem definidos, parcialmente pavimentados em concreto, em solução que parece ser promovida pelos moradores. É possível identificar muitos trechos arborizados dentro dos lotes e a valorização da vegetação pela população.
Pavimentação
Paisagismo
Drenagem Pluvial
Esgotamento Sanitário
Os serviços de implantação da rede de drenagem e de rede coletora de esgoto estão em fase final de execução na comunidade do Vale Verde, assim como os serviços de meio fio, de pavimentação da pista em concreto e calçamento em intertravado. Na comunidade do Pé Preto, os serviços de drenagem e de pavimentação das vielas estão em andamento.
Após a liberação dos acessos a comunidade do Pé Preto, pela obra dos muros de contenção os serviços serão retomados.
A comunidade Saibreira encontra-se limítrofe a estrada Frei Orlando, inserida no Bairro Jacaré, integrada na Bacia do Rio Jacaré.
Foram identificados alguns aspectos significativos que influenciarão na implantação do sistema de esgotamento sanitário e drenagem pluvial, principalmente a pequena declividade das ruas, o que caracteriza uma comunidade bastante horizontal que poderá originar maiores profundidades no assentamento das redes a serem implantadas. Apresenta, no entanto, um aclive elevado na escadaria que dá acesso a comunidade Boa Esperança.
Drenagem Pluvial
Pavimentação
Esgotamento Sanitário
SOBRE
ENTRE EM CONTATO
ugpcaf.niteroi@gmail.com