Requalificação Urbana e Ambiental

Contempla ações de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, pavimentação e recuperação de acessos, bem como ações de Trabalho Técnico Social com atividades de educação ambiental e sanitária, com o objetivo de estimular a participação dos moradores como coprotagonistas do projeto.

COMUNIDADE DO CABRITO

PRAZO DE EXECUÇÃO: 6 MESES
EXECUTADO: 100% 

A comunidade do Cabrito está localizada na encosta do divisor de águas da margem direita do Rio Jacaré, sendo limítrofe à estrada Frei Orlando, inserida no Bairro Jacaré.

Em 2017 foi realizado o levantamento das famílias residentes na Comunidade do Cabrito, identificando 124 residências e 13 comércios, com população de 315 moradores que serão diretamente beneficiados pelo Projeto.

Além dos residentes na Comunidade, pode-se afirmar que todos os moradores da Bacia do Rio Jacaré, cerca de 7.500 pessoas, serão também beneficiados, uma vez que a destinação adequada de esgoto e lixo, assim como a redução de carreamento de sedimentos alterará significativamente de forma positiva as condições ecológicas da Bacia que, sendo um sistema ambiental, contribuirá diretamente para a melhoria de vida de todos os seus habitantes.

 

Condições ambientais antes da implantação das obras

A comunidade do Cabrito caracteriza-se por ter altas declividades que acarretam escoamentos das águas pluviais, quando em chuvas intensas, com altas velocidades, trazendo transtornos à comunidade, tais como, erosões e alagamentos.

Com isso, foram elaborados os projetos de infraestrutura, de modo a separar o lançamento de esgoto sanitário das redes de drenagem, bem como solucionar os problemas de escoamentos intensos das águas pluviais.                                                           

A comunidade possuía sistemas de esgotamento sanitário e de drenagem de águas pluviais precários. Grande parte das moradias lançavam os esgotos nas galerias de águas pluviais ou em valas à céu aberto, prejudiciais a saúde da comunidade.

 

Implantação das obras

    • Implantação de Redes de Esgoto Sanitário com as ligações domiciliares das moradias à rede coletora

    • Implantação de Galerias de Drenagem e Escadas hidráulicas

    • Melhoria dos Acessos da Comunidade com recomposição de Rampas e Escadas

    • Recomposição de pavimento nos acessos e escadarias da Comunidade = 920 m²

Implantação de Galerias e Drenagem

Melhoria dos Acessos da Comunidade

DEZ 2019
CONVÊNIO

Celebração do convênio da AGEVAP com a Prefeitura Municipal de Niterói. O Município de Niterói será o tomador de recurso do projeto.

Validade de 1 ano

JAN 2020
ELABORAÇÃO

Elaboração de Termo de Referência e Orçamento Finalizado, tendo como referência a Tabela de Preços da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro / EMOP

Em virtude das medidas restritivas que foram, sequencialmente, sendo adotadas após o início da pandemia, o processo licitatório sofreu atrasos.

08 JUL 2020
LICITAÇÃO

Licitação Publicada

29 JUL 2020
CERTAME

Certame Realizado

27 AGO 2020
HOMOLOGAÇÃO

Homologação do Resultado

07 OUT 2020
ASSINATURA

Assinatura do Contrato

13 OUT 2020
ORDEM DE INÍCIO

Ordem de início do projeto

JAN 2022
OBRA CONCLUÍDA

COMUNIDADE VALE VERDE

PRAZO DE EXECUÇÃO: 6 MESES
EXECUTADO: 70%   |   A EXECUTAR: 30%

A Comunidade Vale Verde está localizada na encosta do divisor de águas da margem esquerda do Rio Jacaré, paralela à Estrada Frei Orlando, inserida no Bairro Jacaré.

Os projetos contemplam soluções de paisagismo, pavimentação, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, coleta de resíduos sólidos e ações de trabalho técnico social para integração das atividades com ações de educação ambiental e sanitária

 

Condições ambientais antes da implantação das obras

A comunidade possui uma divisão interna entre Vale Verde e Pé Preto, sendo este último identificado como uma localidade dentro da Comunidade, que concentra edificações de padrão construtivo mais simples, em situação de adensamento maior que nas demais áreas do Vale Verde. A localidade do Pé Preto também possui um acesso específico, apenas de pedestres por meio de uma escada na Estrada Frei Orlando, uma via não carroçável e outro trecho que alterna escadas e percursos de pedestres, com inclinação expressiva e configuração de ocupação bastante diferente das ruas internas do Vale Verde. São acessos mais estreitos e precários, sem pavimentação e com instalações de água e esgoto improvisadas, na superfície do percurso.

Foram identificados ainda alguns aspectos significativos que influenciarão na implantação do sistema de esgotamento sanitário e drenagem pluvial, tais como, declividades acentuadas, lotes contínuos (muitos com áreas livres nas divisas laterais), escadarias danificadas, entre outros.

Quanto à Comunidade do Vale Verde, a ocupação é caracterizada por lotes amplos, com quintal ou jardim frontal e imóveis de um ou dois pavimentos. As ruas e becos de circulação são bem definidos, parcialmente pavimentados em concreto, em solução que parece ser promovida pelos moradores. É possível identificar muitos trechos arborizados dentro dos lotes e a valorização da vegetação pela população.

Implantação das obras

    • Pavimentação

    • Paisagismo

    • Drenagem Pluvial

    • Esgotamento Sanitário

 

30 SET 2019
LICITAÇÃO

Licitação Publicada

18 NOV 2019
CERTAME

Certame Realizado

01 DEZ 2019
HOMOLOGAÇÃO

Homologação do Resultado

01 FEV 2020
ASSINATURA

Assinatura do Contrato

05 FEV 2020
ORDEM DE INÍCIO

Ordem de início do projeto

17 ABR 2020 até 14 JUL 2020
PARALISAÇÃO

Paralisação do Contrato devido à Pandemia

Os serviços de implantação da rede de drenagem e de rede coletora de esgoto estão em fase final de execução na comunidade do Vale Verde, assim como os serviços de meio fio, de pavimentação da pista em concreto e calçamento em intertravado. Na comunidade do Pé Preto, os serviços de drenagem e de pavimentação das vielas estão em andamento.

Após a liberação dos acessos a comunidade do Pé Preto, pela obra dos muros de contenção os serviços serão retomados.

Implantação de Galerias e Drenagem

Melhoria dos Acessos da Comunidade

COMUNIDADE SAIBREIRA

PRAZO DE EXECUTAÇÃO: 6 MESES

A comunidade Saibreira encontra-se limítrofe a estrada Frei Orlando, inserida no Bairro Jacaré, integrada na Bacia do Rio Jacaré

 

Condições ambientais antes da implantação das obras

Foram identificados alguns aspectos significativos que influenciarão na implantação do sistema de esgotamento sanitário e drenagem pluvial, principalmente a pequena declividade das ruas, o que caracteriza uma comunidade bastante horizontal que poderá originar maiores profundidades no assentamento das redes a serem implantadas. Apresenta, no entanto, um aclive elevado na escadaria que dá acesso a comunidade Boa Esperança.

 

Implantação das obras

    • Drenagem Pluvial

    • Pavimentação

    • Esgotamento Sanitário

Obras de Melhoria

05 de Agosto de 2020
25 de Agosto de 2020
27 de Agosto de 2020
28 de Setembro de 2020
13 de Outubro de 2020

 

MOBILIZAÇÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANITÁRIA DA BACIA DO RIO JACARÉ

 

O principal objetivo do Trabalho Técnico Social é promover ações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população, através da participação social, econômica, cultural, política, ambiental e da apropriação do benefício do esgotamento sanitário e drenagem pluvial.

Os objetivos específicos deste projeto são:

    • Conhecer a área de intervenção em todas as suas especificidades e estabelecer parcerias na comunidade que receberá os benefícios;

    • Dar conhecimento à população beneficiária sobre as ações (sociais e obras) do projeto e orientar sobre as diretrizes legais do saneamento e seus impactos na sociedade;

    • Contribuir para o fortalecimento do controle social das políticas públicas, fomentando as organizações existentes e estimulando a comunidade para a formação de conselhos de saneamento;

    • Estimular a população à mudança de hábitos, contribuindo com a proteção e recuperação do ambiente local

Ação Porta a Porta

A ação Porta a Porta / Conversa Tête-à-Tête com a população centra-se na organização, sensibilização, participação e mobilização e educação sanitária e ambiental da comunidade local. É uma atividade permanente do programa e se relaciona com outras atividades, complementando-as e apoiando-as no processo de aproximação junto à comunidade, visando a socialização e troca de experiências, a divulgação de informações sobre as atividades socioambientais e implantação de projetos previstos, o incentivo à autonomia e ao exercício da cidadania, a integração territorial dos beneficiários e a transformação da realidade local (social, econômica, cultural, política, ambiental) através da participação ativa e do controle social na implantação das intervenções dos Projetos do PRO Sustentável. 

Palestra Educativa: Resíduos Sólidos, Saúde e Meio Ambiente – conscientização e responsabilidade para o desenvolvimento sustentável

A educação ambiental tem por objetivo informar e sensibilizar os moradores sobre os problemas e possíveis soluções existentes em sua comunidade. Assim, em busca de fomentar uma nova postura frente a responsabilidade socioambiental, a palestra promoveu uma reflexão com os moradores sobre consumo consciente e sustentável associado ao processo de gerenciamento dos resíduos sólidos na sua origem para que os mesmos possam conquistar mudanças de hábitos nas formas de manejo e descarte correto dos resíduos no dia a dia primando pelo bem-estar coletivo.  

Principais temas abordados: o que são Resíduos Sólidos?; gerenciamento dos resíduos sólidos na sua origem; as consequências do descarte incorreto do lixo e as principais doenças; como funciona a rede de esgotamento sanitário; o que acontece com o lixo na rede de esgoto?; novo sistema de rede de esgotamento sanitário e de drenagem de águas pluviais instalado nas comunidades; benefícios do novo sistema.

Oficina Horta Comunitária: Educação Ambiental, Segurança Alimentar e Nutricional e Geração de Renda 

Como parte do processo de educação ambiental, a oficina promoveu a conscientização e a formação teórica, técnica e prática junto aos moradores do bairro Jacaré, capacitando-os para a instalação de horta doméstica no quintal ou em pequenos espaços, estimulando e sensibilizando sobre a importância da alimentação natural através da plantação de hortaliças e promover boas práticas alimentares e de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.  A oficina fomentou a construção de um espaço participativo, colaborativo, solidário e de troca de saberes e experiências através de debate aberto e construção coletiva na confecção do canteiro de capilaridade e do vaso em garrafa PET de mudas de hortaliças e plantas alimentícias não convencionais.

Principais temas abordados: introdução a agroecologia; segurança alimentar e nutricional; técnicas de cultivo, produção de adubo através de compostagem e adubos naturais; manejo do solo, preparo de canteiros, aplicação de adubos, apresentação de espécies e cultivares de hortaliças, cultivos consorciados e manejo para evitar pragas e doenças; confecção canteiros e vasos.

Oficina Teatral: abordando acerca dos resíduos sólidos

O espetáculo teatral, apresentado pela Companhia Arte Popular e representada por Cesário Gandhí, teve como objetivo estimular os moradores a aplicarem no dia a dia algumas atitudes simples de redução de consumo e destinação correta dos resíduos sólidos, bem como demonstrar a relevância que essas pequenas ações contribuem para a preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida e bem-estar. O espetáculo “Lixo no lugar errado? Tô Fora!”, foi realizado pela Companhia Arte Popular e destinado a todas as faixas etárias, teve duração de 45 minutos e abordou de forma humorada, os problemas que o lixo, tratado de forma irresponsável, pode trazer problemas a comunidade. Na apresentação foi abordada a importância da preservação do Rio Jacaré, as consequências do descarte incorreto dos resíduos sólidos para a rede de esgotamento sanitário e a importância do papel que os moradores desempenham no processo de conservação da recém rede de esgotamento sanitário implantada, conscientizando-os a não jogar pó de café e óleo na pia da cozinha, fralda no vaso sanitário etc.

Oficina de grafite: Arte e Meio Ambiente através da Juventude do Jacaré

Em atendimento às necessidades culturais identificadas pelas juventudes locais, a manifestação cultural fortaleceu a arte do grafite e a cultura hip hop e Carimbó no bairro Jacaré, na tentativa de reconstruir laços de afeto com o local de vivências e experiências cotidianas provocando reflexões aos moradores sobre seus direitos e deveres em relação à proteção e preservação do meio ambiente, aproximando os jovens à temática abordada e engajando-os como agentes de transformação da comunidade local.  

Foi promovida uma roda de conversa e troca de ideias sobre a cultura Hip hop, e uma batalha de rima sobre a temática do meio ambiente. Posteriormente, foi realizada a grafitagem da fachada da Associação de Moradores e Amigos do Jacaré (AMAJ) e do muro da escada que dá acesso à comunidade Boa Esperança.

Workshop Arquitetura Saudável e patologias construtivas – Diagnóstico das principais patologias identificadas na comunidade

A construção informal representa de 50% a 60% da produção de moradias no país. Esse modelo de construção apresenta deficiências graves de infraestrutura, tornando-se um dos fatores mais preocupantes em relação à pobreza urbana e aos padrões mínimos de qualidade de vida, por apresentar patologias construtivas típicas que comprometem a saúde e a segurança e impactam o ambiente. Neste sentido, a realização do workshop sobre Arquitetura Saudável e Patologias Construtivas cumpre a função socioeducativa ao abordar, junto aos moradores, o conforto ambiental como parâmetro para a melhoria habitacional e como estratégia para a proteção ambiental e a sustentabilidade quando promove a adoção de habitações mais saudáveis.

Foi abordado os principais temas: as principais patologias construtivas em edificações, como calor excessivo, umidade e problemas relacionados a estrutura da casa; informou sobre o seu impacto na qualidade de vida, saúde e segurança dos moradores; e capacitou os moradores na identificação dos problemas construtivos, apresentando soluções para minimizar e/ou resolver os principais problemas identificadas. Ao final da atividade, a arquiteta realizou consultoria na casa da moradora da Saibreira para avaliação de risco estrutural.

Resíduos Sólidos: coleta de resíduos volumosos

A prestação do serviço de coleta dos materiais volumosos aos moradores tem como objetivo promover a educação ambiental da população, estimulando e conscientizando sobre o descarte correto dos resíduos, minimizar os impactos e danos ambientais ocasionados com o descarte incorreto nas margens do Rio Jacaré e/ou nas vias públicas, orientar sobre a destinação dos resíduos em local ambientalmente adequado, promover a melhoria da saúde ao evitar a proliferação de vetores que geram doenças, como ratos, baratas etc., proporcionar a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável no bairro Jacaré.

Para a realização da ação, a equipe social do PRO Sustentável realiza mobilização em todo o bairro Jacaré, através da distribuição de panfletos informativos e conversa tête-à-tête com os moradores, informando sobre o dia, local e horário da ação e orientando sobre os benefícios da destinação correta dos resíduos, sobretudo, a importância da preservação e sustentabilidade das obras de saneamento ambiental realizada nas comunidades, destacando também a importância de evitar que material descartado irregularmente nas ruas obstrua os bueiros de drenagem das águas pluviais e cause alagamentos, e, em especial, estimulando a participação cidadã e o compromisso coletivo com a proteção e preservação do meio ambiente. A divulgação também é feita por meio de cartazes afixados em mercados, farmácias, sacolão, bares e na associação de moradores.

Tal ação tornou-se uma campanha permanente em todo o bairro, coletando os materiais volumosos que não são recolhidos pela coleta tradicional  e regular, como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, descartados pelos moradores nas calçadas ou nos principais pontos de coleta do bairro. Com ampla participação dos moradores, a ação recolhe em média 3 toneladas, que serão descartadas em local ambientalmente adequado pela companhia de limpeza urbana.

Em atendimento a solicitação dos moradores locais e reforçada pelo representante da Associação de Moradores e Amigos do Jacaré, a ação “Bota Fora de Resíduos Volumosos do Jacaré” é realizada nas últimas quartas-feiras do mês.

Materiais Didáticos

Cartilhas

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Conheça nossas outras cartilhas clicando abaixo:

Folder Bairro Jacaré
ECOCIDADÃO
Renaturalização da Bacia do Rio Jacaré
Horta Doméstica
Habitação saudável
Sistema de Saneamento do Vale Verde
Open Book
Resíduos sólidos, saúde e meio ambiente no Jacaré

– Banners e Convites

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content