Ciclovia Parque Itaipu

A Ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu, ou Parque Itaipu, será um sistema cicloviário que irá integrar a Rota Cicloviária Translagunar de Niterói. Esse sistema está dividido em 11 Trechos de Interesse.

ABRIL 2022
27 OUT 2022
OUT 2023

A Ciclovia Parque Itaipu irá propiciar mobilidade urbana sustentável, promovendo o esporte e lazer em áreas públicas, o fortalecimento da beleza cênica e paisagística, a promoção do ecoturismo e a conscientização ambiental dos ecossistemas lagunares.

O Parque Itaipu engloba:

    • Sistema cicloviário bidirecional que irá possuir, aproximadamente, 4,5 km de extensão. O trajeto irá circundar a Lagoa de Itaipu, iniciando no bairro de Camboinhas e finalizando próximo ao Córrego dos Colibris;

    • 1000 m2 de Espaço Público para descanso, contemplação da natureza e lazer;

    • Revitalização da Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA. A área revitalizada possuirá 2000 m2.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PARQUE ITAIPU

– Melhorar a mobilidade urbana de pedestres e ciclistas ao redor da Lagoa de Itaipu;

– Possibilitar o acesso da população a uma área de significativo valor natural e paisagístico em Niterói, contribuindo para o processo de apropriação positiva e preservação deste espaço natural, por meio de atividades de transporte, lazer e turismo compatíveis;

– Delimitar a Faixa Marginal de Proteção da Lagoa de Itaipu. Assim, o limite físico proporcionado pela Ciclovia irá auxiliar ao Poder Público nas atividades de fiscalização de ocupações irregulares.

  

Revitalização da Praça e Horta AMARAVISTA

A Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA está localizada na Rua Osman Corrêa da Silva, próximo ao número 399, no bairro Maravista, Município de Niterói. Entres os TRECHOS 06 e 07 do traçado da Ciclovia Parque Itaipu. A estruturação desse local foi uma iniciativa da própria população em conter o avanço da construção particular e irregular na FMP (Faixa Marginal de Proteção) da Lagoa de Itaipu. No entanto, atualmente, o local encontra-se em estado precário de conservação e manutenção. De modo a prover para os moradores do bairro Maravista todos os benefícios possíveis dessa iniciativa popular tão significativa em proteção socioambiental, é necessária a revitalização da Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA.

A revitalização irá abordar os seguintes aspectos:

    • Fornecimento de um espaço adequado, seguro, salubre e lúdico de modo a garantir a produção de alimentos, através do trabalho voluntário da comunidade, proporcionando às famílias do bairro uma alimentação melhor, hábitos mais saudáveis e, consequentemente, uma qualidade de vida melhor;

    • Fornecimento de um espaço adequado, seguro, salubre e lúdico para a prática de atividades físicas e de lazer para adultos;

    • Fornecimento de um espaço adequado, seguro, salubre e lúdico para recreação infantil;

    • Fornecimento, sobretudo, de um espaço que possibilite a apropriação da comunidade pelo local, proporcionando, por exemplo, o desenvolvimento de projetos sociais futuros, tais como: ao uso pedagógico da horta comunitária e estruturação de feiras orgânicas. Nesse contexto, os moradores do bairro serão os principais responsáveis pela organização, manutenção e conservação Praça e Horta Comunitária AMARAVISTA, após a sua revitalização.

A área possui um espaço de, aproximadamente, 2000 m2.

Implantação de 1000 m2 de Espaço Público

A Ciclovia Parque Itaipu irá possibilitar a melhoria das interações humanas e da convivência urbana e a criação de espaços públicos para descanso e contemplação. Logo, o intuito é que a Ciclovia Parque Itaipu proporcione muito mais do que apenas facilitar o deslocamento e a circulação de pessoas na Região Oceânica de Niterói, pois também irá oferecer locais para encontros e reuniões, e favorecer a convivência entre pessoas, propiciando também momentos de lazer e descanso.

A localização desses espaços públicos, bem como os seus usos, ainda serão definidos por meio de reuniões setoriais com a população, ao longo do desenvolvimento do projeto. O conceito paisagístico dos equipamentos públicos deve ser integrado com a natureza ao redor.

Trechos Mapeados

PLANEJAMENTO

O planejamento da Ciclovia-Parque da Lagoa de Itaipu subdivide-se em 4 etapas:

1ª Etapa – Elaboração dos Estudos Preliminares

    1. Levantamento Topográfico e Planialtimétrico

    2. Investigações geotécnicas

    3. Levantamento florestal

    4. Levantamento de fauna

    5. Estudos hidrológicos e hidráulicos

    6. Levantamento topo batimétrico

2ª Etapa – Projetos Básicos

3ª Etapa – Projetos Executivos

4ª Etapa – Planos de Gestão, Monitoramento e Manutenção

    1. Plano de Compensação e Manejo Ambiental

    2. Plano de Contingência

    3. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

    4. Plano de Manutenção e Operação da Ciclovia-Parque

Obs: o Termo de Referência possui a descrição detalhada de todos os projetos que serão elaborados

VISITA TÉCNICA

Visita técnica realizada pela equipe do PRO Sustentável no entorno da Lagoa de Itaipu para mapear todos os trechos da Ciclovia Parque Itaipu.

REUNIÃO COMUNITÁRIA

1ª Reunião Comunitária – Trecho 11 do traçado da Ciclovia-Parque da Lagoa de Itaipu

Data do evento: 08/12/2022

Local: Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima

Horário: 18h

Número de participantes: 35

2ª Reunião Comunitária – Trecho 11 do traçado da Ciclovia-Parque da Lagoa de Itaipu

Data do evento: 28/01/2023

Local: Espaço LRM, bairro Boa Vista

Horário: 9h

Número de participantes: 57

A partir das demandas da Runião Comunitária do trecho 11 realizada em 28 de janeiro de 2023, foi modificado o traçado da Ciclovia-Parque da Lagoa de Itaipu no bairro Boa Vista.

Traçado antigo
Novo traçado
EnglishPortugueseSpanish
Skip to content