REQUALIFICAÇÃO DA TRILHA DO CAFUBÁ

A revitalização da Trilha do Cafubá, faz parte do Subprograma Ecoturismo e Gestão de Praias, integrante do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), financiado pela CAF (Cooperação Andina de Fomento). A trilha, com a extensão de 1833,40 tem início no alto do Parque da Cidade e termina próximo à entrada do Túnel Charitas-Cafubá, no Bairro Cafubá. Seu percurso tem a duração média de duas horas, a passo normal e faz parte de um conjunto denominado Travessia Tupinambá. A intervenção será realizada em 954,12 m de trilha que corresponde ao seu trecho mais crítico.

Até meados dos anos 90, o local era uma antiga estrada de veículos motorizados que ligava São Francisco ao Cafubá (na época, Piratininga), o que gerou uma grande faixa compactada de solo sem proteção e exposto às águas pluviais.  A ausência de sistema de drenagem e de recobrimento vegetal acarretou processo acelerado de erosão com ravinas e voçorocas.

Nos dias de hoje, a trilha é utilizada para variadas atividades tais como: caminhadas, montain bike, corridas de montanha, além da realização de projetos de educação ambiental entre outras atividades. A trilha recebeu intervenções de drenagem, controle de erosão, obras de estabilização de encostas, novas escadas rústicas , adequando-a as atividades realizadas no local. O projeto foi pensado de modo a atender às diversas demandas de uso, oferecendo ao usuário maior segurança e conforto em todo o seu percurso.

Intervenções realizadas:

» Regularização e ampliação do corredor da Trilha (Concluído)

» Dique de contenção em madeira, possibilitando o escoamento lateral da água. (Concluído)

» Construção de paliçadas no leito da voçoroca, impedindo a continuação do processo erosivo e recuperando o terreno local (Concluído)

» Contenção de encostas com sacos de areia (Concluído)

» Construção de degraus de madeira melhorando a acessibilidade do local (Concluído)

 

» Construção de espaço de descanso com bancos e mesas (Concluído)

05 de Novembro de 2020
09 de Novembro de 2020
06 de Julho de 2021

ANTES DAS OBRAS

DURANTE AS OBRAS

OBRA CONCLUÍDA

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content