Construção de postos salva vidas na Região Oceânica

As praias de Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói receberam postos de salva-vidas para uso do Corpo de Bombeiros. As novas instalações foram construídas com dois pavimentos, equipados com todo o suporte para o trabalho dos bombeiros, que receberam um local apropriado para as necessidades da corporação, com espaços destinados para estoque de material, além de recursos tecnológicos para comunicação.

Devido à extensão, foi implantado três equipamentos na praia Piratininga: o primeiro, no desvio da Av. Almirante Tamandaré, sobre o estacionamento; o segundo no ponto final do ônibus da linha Oceânica 1 e, o terceiro, em frente à praça Prof. Rivail, conhecida como praça das gêmeas.

Em Camboinhas, o posto foi instalado sobre o calçadão da Av. Beira Mar. Em Itaipu, a nova estrutura substituiu o contêiner do Corpo de Bombeiros, localizado próximo ao canal. Já em Itacoatiara o posto está sobre a parte pouco vegetativa da restinga, no meio da praia.

Os postos foram construídos em alvenaria e com revestimento em porcelanato amadeirado, para que possua um baixo custo de manutenção. Para a descida rápida dos guarda-vidas foi instalado um tubo, que permite ao profissional escorregar até o térreo. O mesmo mastro pode ser utilizado para o hasteamento da bandeira.

Além de darem todo o suporte com a estrutura de trabalho para o Corpo de Bombeiros, os novos postos apoiam o desenvolvimento da região com o Ecoturismo e Gestão de Praias, que visa resguardar a ocupação dos frequentadores das praias. A medida, de acordo com o presidente da EMUSA, Reinaldo Pereira, integra o Programa Niterói PRO-Sustentável, que tem como objetivo contribuir com a requalificação e restauração ecológica de áreas degradadas, além da melhoria da mobilidade urbana e aumento do bem estar da população local, com a implantação de infraestrutura urbana, ambiental e viárias adequadas. “A finalização do BHLS, o corredor viário da Região Oceânica, já é um exemplo de avanço nas áreas citadas no projeto”, disse.

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content