O Túnel do Tibau faz a ligação entre a Lagoa de Piratininga com o Oceano, possui aproximadamente 900 metros de comprimento e tem por objetivo fazer a renovação hídrica da Lagoa de Piratininga.
Uma obstrução foi detectada em abril de 2019 a partir da constatação da diminuição do fluxo de água entre o oceano e a Lagoa de Piratininga, bem como a elevação do nível da água após um período de intensa pluviosidade.
Houve a contratação de uma empresa especializada em obras e serviços de engenharia para execução de desmonte de rochas para desobstrução do Túnel do Tibau, a fim de restabelecer o fluxo hídrico entre a lagoa de Piratininga e o mar, e elaboração de proposta para estabilização definitiva do referido Túnel e respectiva planilha orçamentária.
Em janeiro de 2021 novos colapsos de rochas ocorreram nos trechos à 110m e 240m de distância a partir da entrada do túnel pelo mar, bem como no túnel de acesso (suspiro), o que acarretou a paralisação das atividades devido ao risco de acidentes com os trabalhadores.
Após o período chuvoso, nova visita técnica foi realizada em maio de 2021 onde verificou-se a continuidade do processo de queda de blocos no trecho de 110m. Apesar da evidência de queda de blocos, não foi observada a obstrução do fluxo de água no túnel, provavelmente devido ao espalhamento dos blocos de tamanho relativamente reduzido, em função da entrada de ondas de alta energia (possivelmente dias de ressaca ou tempestades).
Tendo como base os relatórios finais com proposições das soluções para estabilização do túnel, foi preparado o edital para licitação do projeto básico para estabilização definitiva do Túnel.
Estabilização do Túnel do Tibau
Após a licitação Carta Convite nº 02/2021 – ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO PARA ESTABILIZAÇÃO ESTRUTURAL DEFINITIVA DO TÚNEL DO TIBAU – ter dado deserta, nas duas ocasiões que ocorreram, respectivamente em 10/12/2021 e 23/12/2021, foi enviado à PGM consulta sobre a possibilidade de contratação direta da empresa que ofertou menor preço durante o processo de Pesquisa de Mercado. Atualmente, o processo encontra-se em trâmite interno na PMN.