Desobstrução e Estabilização do Túnel do Tibau

O Túnel do Tibau faz a ligação entre a Lagoa de Piratininga com o Oceano, possui aproximadamente 900 metros de comprimento e tem por objetivo fazer a renovação hídrica da Lagoa de Piratininga.

Uma obstrução foi detectada em abril de 2019 a partir da constatação da diminuição do fluxo de água entre o oceano e a Lagoa de Piratininga, bem como a elevação do nível da água após um período de intensa pluviosidade.

Houve a contratação de uma empresa especializada em obras e serviços de engenharia para execução de desmonte de rochas para desobstrução do Túnel do Tibau, a fim de restabelecer o fluxo hídrico entre a lagoa de Piratininga e o mar, e elaboração de proposta para estabilização definitiva do referido Túnel e respectiva planilha orçamentária.

10 de Julho de 2020
CERTAME

Certame realizado

05 de Agosto de 2020
HOMOLOGAÇÃO

Resultado homologado da empresa vencedora Eco Blasting

13 de Agosto de 2020
ASSINATURA

Contrato assinado

17 de Agosto de 2020
ORDEM DE INÍCIO

Previsão de 5 meses de execução

21 de Janeiro de 2021
1º TERMO ADITIVO

1º Termo Aditivo Prazo (60 dias)

25 de Janeiro de 2021
PARALISAÇÃO

Paralisação das atividades de desmonte e remoção das rochas no interior do túnel do Tibau

15 de Março de 2021
2º TERMO ADITIVO

2º Termo Aditivo Prazo (180 dias)

Agosto de 2021
REALIZAÇÃO 100%

Foi realizado 100% do contrato e seu aditivo, correspondente à execução dos seguintes produtos:

  • Mobilização do serviço.

  • Vedação das extremidades e esgotamento do túnel.

  • Avaliação geológica.

  • Execução de desmonte e transporte de rochas (214,44 m3).

  • Desmonte da vedação e verificação do escoamento do túnel.

  • Relatório técnico final

  • Relatório Técnico de Proposições de Soluções para Estabilização do Túnel

Em janeiro de 2021 novos colapsos de rochas ocorreram nos trechos à 110m e 240m de distância a partir da entrada do túnel pelo mar, bem como no túnel de acesso (suspiro), o que acarretou a paralisação das atividades devido ao risco de acidentes com os trabalhadores.

Após o período chuvoso, nova visita técnica foi realizada em maio de 2021 onde verificou-se a continuidade do processo de queda de blocos no trecho de 110m. Apesar da evidência de queda de blocos, não foi observada a obstrução do fluxo de água no túnel, provavelmente devido ao espalhamento dos blocos de tamanho relativamente reduzido, em função da entrada de ondas de alta energia (possivelmente dias de ressaca ou tempestades).

Tendo como base os relatórios finais com proposições das soluções para estabilização do túnel, foi preparado o edital para licitação do projeto básico para estabilização definitiva do Túnel.

 

Estabilização do Túnel do Tibau

Após a licitação Carta Convite nº 02/2021 – ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO PARA ESTABILIZAÇÃO ESTRUTURAL DEFINITIVA DO TÚNEL DO TIBAU – ter dado deserta, nas duas ocasiões que ocorreram, respectivamente em 10/12/2021 e 23/12/2021, foi enviado à PGM consulta sobre a possibilidade de contratação direta da empresa que ofertou menor preço durante o processo de Pesquisa de Mercado. Atualmente, o processo encontra-se em trâmite interno na PMN. 

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content