Sistema Cicloviário

A implantação do Sistema Cicloviário contempla a construção de aproximadamente 43 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas), 6 bicicletários fechados com 200 vagas de bicicletas cada e 500 paraciclos.

Foram retiradas do escopo do projeto executivo da malha cicloviária, a ciclovia no entorno da Laguna de Piratininga e a ciclovia suspensa da Laguna de Itaipu. A ciclovia lagunar de Piratininga está inclusa no escopo do projeto executivo do Parque Orla Piratininga, visto que será parte integrante do mesmo e será devidamente compatibilizada.

No segundo trimestre de 2019 teve prosseguimento a fase consultiva e de consolidação das propostas, com a participação da população através da reunião devolutiva e da consulta pública para alocação dos 500 paraciclos a serem instalados na Região Oceânica. A consulta foi realizada através do Colab e concluída no final de julho.

Em prosseguimento a fase consultiva e de consolidação das propostas, foi realizada uma consulta pública através do Colab – plataforma virtual colaborativa que possibilita uma gestão pública democrática, aproximando o gestor do cidadão -, onde foram debatidos a alocação dos 500 paraciclos a serem instalados na Região Oceânica.

Após a conclusão dos estudos, foi concluído o projeto executivo que foi dividido em: (i) ciclovias com requalificação urbana com foco na Av. Almirante Tamandaré, no trecho 3, e na Av. Ewerton Xavier; (ii) rede cicloviária formada por ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas que, por questões operacionais, a execução será contratada em dois lotes divididos por bairros; (iii)  500 paraciclos e de 6 bicicletários fechados; (iv) sinalização direcional cicloviária; (v) monitoramento automático da rede cicloviária.

Para a contratação das obras, os produtos finais da malha cicloviária foram separados em 4 lotes:  

  • LOTE 1: Engenho do Mato, Jacaré, Maravista, Piratininga, Santo Antônio – a obra foi contratada e encontra-se em estágio avançado;

  • LOTE 2: Almirante Tamandaré – Trecho 03 (Piratininga) – Edital em elaboração.

  • LOTE 3: Camboinhas, Santo Antônio, Engenho do Mato e Itaipu – Aguardando conclusão da Fase 1 para contratação.

  • LOTE 4: Ewerton Xavier e Romanda Gonçalves – Aguardando conclusão da Fase 1 para contratação.

Ressalta-se que a instalação dos 500 paraciclos estão sendo contratados junto aos lotes de ciclovias. Já o edital para contratação da obra dos bicicletários encontra-se em fase de revisão final e, posteriormente, seguirá para publicação.

No dia 17 de maio de 2021 foi iniciada as obras de implantação da primeira etapa, lote 1, do Sistema Cicloviário na Região Oceânica. O presente lote de obras terá 21 km e, uma vez concluídas todas as etapas, somará 60 km levando a infraestrutura cicloviária de Niterói a ultrapassar 100 km de vias cicláveis.

No Lote 1, as obras do Sistema Cicloviário estão no trecho 1, que inclui a Prainha e a Praia de Piratininga com os serviços de demolição do piso existente e a implantação da pista.

28 ABR 2021
17 MAI 2021
FEV 2022

Após a conclusão das obras dessa primeira etapa, serão licitadas as subsequentes, incluindo mais uma etapa da infraestrutura cicloviária, a requalificação urbana da Avenida Almirante Tamandaré. Também serão licitados a implantação de paraciclos e bicicletários fechados nos mesmos moldes do bicicletário Araribóia ao longo do trajeto dos ônibus da TransOceânica, a sinalização direcional e informativa e o sistema de monitoramento.

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content