Recuperação do Calçadão de Piratininga

A Praia de Piratininga está localizada na região oceânica de Niterói, onde se encontram várias praias frequentadas pela população do Rio de Janeiro e de Niterói, como Camboinhas e Itaipu. A praia tem cerca de 2,5 km de extensão na direção aproximada leste-oeste e é limitada por dois promontórios rochosos formados por gnaisse Pré-Cambriano.

OBRA RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL DO CALÇADÃO E MURO DE CONTENÇÃO

A obra consistiu em recuperar parte da orla da Praia de Piratininga, no trecho entre a Rua Jornalista Umbelino Silva e a Rua João Gomes da Silva, totalizando uma extensão em torno de 300 m. O desnível que existia entre o calçadão e o nível da areia da praia, no trecho estudado, varia de 2,0 m a 3,5 m. 

Em função dos fenômenos de marés e ressacas de forte magnitude que atuam no local, foram identificadas diversas estruturas existentes de contenção, em concreto armado, junto à orla da praia. Estas estruturas se encontravam danificadas e rompidas, assim como diversos trechos junto ao calçadão, que apresentavam sinais de instabilidade. A solução consistiu na implantação de cortina atirantada, com tirantes do tipo Gewi 32mm, com aproximadamente 4m de altura, e estacas hélices secantes, com diâmetro nominal de 42cm e com 7m de comprimento.

O escopo incluiu também a elaboração de projeto executivo de engenharia para Recuperação Estrutural do Calçadão e Muro de Contenção no calçadão da praia de Piratininga.

PAISAGISMO

As intervenções paisagísticas recompõe a área avariada do Calçadão da praia de Piratininga, criando quatro praças contínuas e interligadas, com a instalação do Posto Guarda Vidas em uma.

O trabalho de requalificação espacial teve como objetivo proporcionar, aos moradores e frequentadores da Praia de Piratininga, um espaço público de lazer e convívio, além de investir na recomposição paisagística com espécies nativas da restinga. Assim, foram criadas áreas de permanência sombreadas, alguns espaços gramados livres, canteiros vegetados e caminhos que interligam essas praças.

ANDAMENTO DAS OBRAS

04 DEZ 2020
05 NOV 2021
24 JAN 2022
NOV 2022

Foi realizada a contratação de empresa especializada para a elaboração do projeto executivo e execução da obra de recuperação estrutural do calçadão e muro de contenção da praia de Piratininga, localizada na Região Oceânica de Niterói, nos trechos avariados, incluindo a execução de obra de paisagismo, e também, para construção de 1 (hum) Posto Guarda-Vidas na Praia de Piratininga, no lado leste.

Foi implantado um muro de contenção ao longo dos 300 metros que estava avariado há cerca de oito anos, assim como a construção de área de convivência com a implantação de equipamentos urbanos voltados para a contemplação, bem como de um posto guarda-vidas.  

DURANTE AS OBRAS

OBRA CONCLUÍDA

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content